"Tenho orgulho de celebrar a reabertura do consulado dos Estados Unidos em Nuuk, na Groenlândia, em 10 de junho de 2020, refletindo o compromisso da América de aprofundar nossa cooperação com o povo da Groenlândia e de todo o Reino da Dinamarca", declarou Pompeu em comunicado.
De acordo com o secretário de Estado norte-americano, a presença da missão dos EUA em Nuuk aumentará a "prosperidade" compartilhada com os dinamarqueses, enquanto trabalham com outros parceiros para "garantir a estabilidade e a sustentabilidade do desenvolvimento na região".
As intenções dos Estados Unidos de investirem no desenvolvimento da Groenlândia já provocaram o desconforto das autoridades dinamarquesas
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 24, 2020
© Foto: AP Photo / Karl Ritterhttps://t.co/rw6tUReISu pic.twitter.com/hNb6cqVnuw
A nova manobra diplomática da Casa Branca ocorre cerca de dez meses depois de uma polêmica criada pelo presidente Donald Trump ao manifestar o interesse de adquirir o território da Groenlândia, pertencente ao Reino da Dinamarca. Na ocasião, a proposta foi recebida como um insulto por parte da elite política dinamarquesa, que, coincidentemente ou não, colocou a região como prioridade máxima da segurança nacional no final do ano passado.