Está previsto que as Forças Armadas da Rússia recebam os sistemas do consórcio fabricante Almaz-Antei até 2023, segundo o serviço de imprensa da entidade militar russa.
Sistema S-400 Triumph foi projetado para proteger contra ataques aéreos, mísseis balísticos estratégicos e de cruzeiro, bem como mísseis balísticos de médio alcance, em condições de combate e de guerra eletrônica.
Por outro lado, o sistema S-350 Vityaz foi desenvolvido para defender de ataques aéreos maciços de aeronaves atuais e futuras.
O S-350 Vityaz pode repelir simultaneamente ataques de vários meios de ataque aéreo, tanto em alturas extremamente baixas como em grande altitude.
De acordo com o especialista militar russo Aleksei Leonkov, os avançados sistemas S-350 vão substituir os S-300.
"O S-350 Vityaz [...] excede as capacidades dos sistemas anteriores, é um sistema projetado para atender as novas demandas e a nova gama de alvos que existe agora", comentou o especialista ao serviço russo da Rádio Sputnik.
Nos últimos tempos têm surgido vários novos alvos tais como aviões, drones e armas hipersônicas. O que mais se destaca nestes novos sistemas de ataque é que eles podem ser usados em massa. Cada ataque pode envolver centenas de meios.
"Os S-350 [...] funcionam melhor e são capazes de derrubar essa quantidade de alvos com maior eficácia, trata-se de um novo nível de desenvolvimento. Sua característica principal é a eficácia de utilização – um míssil contra cada alvo", concluiu Leonkov.