A figura de argila de aproximadamente oito centímetros de altura é uma representação da deusa egípcia Ísis e foi encontrada durante escavações na cidade de Krefeld, Alemanha.
"É um achado da época romana bastante incomum no Baixo Reno", disse arqueólogo municipal Hans-Peter Schletter.
A mulher aparece retratada em posição sentada no trono com uma criança no colo. "Esta representação da divindade egípcia é o modelo para a nossa Maria com o Menino Jesus", acrescentou arqueólogo.
Tropas auxiliares romanas estavam permanentemente estacionadas em Krefeld a partir do ano 70 d.C. A pequena figura em relevo com a representação da divindade egípcia fazia parte de um vaso de barro que foi desenterrado de um antigo poço de lixo. O objeto poderia ter feito parte de um altar doméstico, opinou arqueólogo Eric Sponville.
O acampamento romano tinha como objetivo proteger a fronteira romana no Reno das tribos germânicas, revela portal Archaeology News Network.
Entre outras descobertas encontradas em Krefeld há moedas, urnas, armas e um esqueleto de cavalo, que estão em exibição no Museu Arqueológico da cidade. Durante as escavações foram descobertos 90.000 objetos.