Segundo Mendonça, "a democracia pressupõe o respeito às suas instituições democráticas".
A manifestação do ministro aconteceu um dia depois da manifestação realizada no sábado (13), em Brasília, durante a qual fogos de artifício foram lançados em direção ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ataque ao STF ou a qualquer instituição de Estado é contrário à nossa democracia, prejudica nosso país, e deve ser repudiado. Atitudes e pensamentos individuais não são mais importantes que nossos ideais. @govbr @stf_oficial @senadofederal @camaradeputados @mpf_pgr @TCUoficial
— Jorge de Oliveira Francisco (@jorgeofco) June 14, 2020
Em uma nota divulgada à imprensa, Mendonça afirmou que o Brasil enfrenta "tempos difíceis" e também defendeu o respeito à vontade das urnas e ao voto popular.
"A democracia pressupõe, acima de tudo, que todo poder emana do povo. Por isso, todas as instituições devem respeitá-lo. Devemos respeitar a vontade das urnas e o voto popular. Devemos agir por este povo, compreendê-lo e ver sua crítica e manifestação com humildade. Na democracia, a voz popular é soberana", escreveu o ministro.
"Portanto, todos devemos fazer uma autocrítica. Não há espaço para vaidades. O momento é de união. O Brasil e seu povo devem estar em primeiro lugar", concluiu.