O Brasil é o primeiro país do mundo a permitir pagamentos através do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, anunciou Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook.
Segundo um comunicado do WhatsApp, "enviar dinheiro para seus amigos e familiares vai ser tão fácil quanto enviar uma mensagem". Além do mais, a empresa afirma que o serviço é totalmente seguro. Será necessário um código especial de seis dígitos ou biometria celular do usuário para efetuar as transações e impedir operações não autorizadas.
Os usuários poderão enviar dinheiro e fazer compras sem qualquer custo. As empresas pagarão uma taxa pelo serviço, que, segundo o WhatsApp, é "uma prática comum para comerciantes que aceitam pagamentos com cartão de crédito".
O WhatsApp acrescentou que o serviço de pagamento "é oferecido pelo Facebook Pay", pelo que, no futuro, está previsto que seja possível utilizar "os mesmos dados de pagamento em toda a família de aplicativos do Facebook".
Hoje começamos a lançar pagamentos para as pessoas utilizando WhatsApp no Brasil. Estamos tornando o envio e a recebimento de dinheiro tão fácil como partilhar fotografias. Estamos também permitindo que as pequenas empresas façam boas vendas no âmbito do WhatsApp.
Para fazê-lo, utilizamos o Facebook Pay, que proporciona uma forma segura e consistente de fazer pagamentos através dos nossos aplicativos. Gostaria de agradecer a todos os nossos parceiros por tornarem isto possível. Estamos trabalhando com bancos locais, incluindo o Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Cielo, o principal processador de pagamentos para comerciantes no Brasil.
O Brasil é o primeiro país onde estamos desenvolvendo amplamente pagamentos por WhatsApp. Mais em breve!
O WhatsApp esclareceu que, na fase inicial, o serviço será compatível com os cartões de crédito e débito Visa e Mastercard de apenas três bancos no Brasil: o Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, mas que seu modelo "facilita a entrada de mais participantes no futuro". A Cielo processará todos os pagamentos.
Inicialmente, o lançamento do serviço de pagamento através do WhatsApp será realizado parcialmente, mas em breve estará disponível para todos os usuários no país à medida que a implementação da função avança.
De acordo com o portal TechCrunch, o Brasil é o segundo maior utilizador do WhatsApp, com cerca de 120 milhões de contas. A Índia ocupa o primeiro lugar, com 400 milhões.