Os exercícios de interoperabilidade entre tanques e infantaria recentemente conduzidos foram organizados em um local não revelado a uma altitude de mais de 4.700 metros e envolveram um batalhão de infantaria do Exército chinês na Região Militar do Tibete.
Durante os treinamentos, foram testados a capacidade de reação rápida das tropas e o trabalho em equipe, informa um comunicado da Região Militar do Tibete do Exército chinês divulgado no domingo (14), avança o Global Times.
Nas manobras, observadores militares identificaram os veículos Type 15, o modelo mais recente de tanque de guerra ligeiro da China.
China's latest #tank, the Type 15 lightweight main battle tank, joined a recent exercise in a low temperature mountainous plateau region. The tank has significant advantages over other types of tanks or armored vehicles in such regions, experts said. https://t.co/8sgYFU4Znv pic.twitter.com/iieRbkfjBE
— Global Times (@globaltimesnews) June 14, 2020
O Type 15, o mais recente tanque ligeiro da China, participou de exercícios em uma região de planalto montanhoso e condições climáticas adversas. Segundo explicam especialistas militares, este tipo de tanques tem vantagens significativas sobre outros tipos de veículos blindados em regiões com este tipo de relevo.
Este tipo de veículo blindado possui alta capacidade de manobra mesmo em altitudes elevadas, onde os tanques pesados teriam problemas devido à falta de oxigênio para garantir o bom funcionamento do motor.
Qualquer outro veículo militar menos protegido que opere em planaltos não representa uma ameaça para o Type 15. Isso significa que o referido modelo basicamente não tem rivais em áreas montanhosas, comentou um especialista militar ao jornal chinês sob a condição de anonimato.
Observadores associaram os recentes exercícios do Exército de Libertação Popular com as recentes tensões fronteiriças entre a China e a Índia.