Trata-se de uma estátua da Virgem Maria e do Menino Jesus, que se encontrava semissubmersa no rio.
De acordo com o pescador que achou a Virgem Maria, a forma atípica da estátua chamou atenção, tendo ele pensado primeiramente se tratar de uma simples pedra, escreve mídia local. Posteriormente, o espanhol notou o contorno da cabeça e do resto do corpo, percebendo que era uma escultura.
Descuberta unha virxe gótica de pedra (S.XIV) no leito do río Sar, en Santiago de Compostela
— Asociación para a defensa do Patrimonio Galego (@apatrigal) June 15, 2020
Comunicámosllo á Consellería de Cultura, tal e como indica o artigo 99 da Lei de Patrimonio Cultural @RomanLalin pic.twitter.com/KzD4zAmi1S
Descoberta uma virgem gótica de pedra (do século XIV) no leito do rio Sar, em Santiago de Compostela. Comunicamos ao Conselho de Cultura, como indica o artigo 99 da Lei de Patrimônio Cultural.
No dia seguinte, o pescador voltou ao lugar e tirou várias fotos, vindo a enviá-las a uma pesquisadora da Associação para Proteção do Patrimônio Cultural Galego. Segundo análises preliminares, a escultura pode remontar ao século XIV.
A escultura, esculpida em pedra de granito, representa a Virgem Maria com o Menino Jesus no colo.
Além disso, em cada lado da figura feminina há dois anjos em seus ombros, cujos rostos são indiscerníveis e parecem segurar algum objeto com as mãos, ou talvez o próprio manto da virgem.