Segundo a companhia aérea, que operou durante 15 anos na Argentina, a medida se deve ao "impacto" da pandemia de coronavírus e à dificuldade de efetuar os múltiplos acordos necessários para enfrentar a situação atual, o que "contribui para um cenário extremamente complexo, em que não existem as condições para viabilizar e sustentar as operações da filial a longo prazo".
#AtenciónPasajeros: LATAM Airlines Argentina cesa operaciones en el país. LATAM Airlines Group y sus otras filiales seguirán operando las rutas internacionales a EE.UU., Brasil, Chile y Perú para conectar a Argentina con el mundo. Más información en: https://t.co/27kjNrFfRJ
— LATAM Argentina (@LATAM_ARG) June 17, 2020
A LATAM Airlines Argentina deixa de operar no país. A LATAM Airlines Group e suas outras filiais seguirão operando as rotas internacionais com destino aos EUA, Brasil, Chile e Peru para conectar a Argentina com o mundo.
Com a decisão, foram suspensos os voos que a companhia fazia para 12 destinos domésticos. Já as rotas internacionais destinadas aos EUA, Brasil, Chile e Peru, "continuarão sendo operados por outras filiais do grupo (LATAM Airlines), uma vez que sejam levantadas as restrições impostas pelas autoridades em meio à emergência sanitária". O mesmo acontecerá com as rotas de carga para o exterior.
A companhia aérea informou que aqueles que adquiriram passagens com cartão de crédito, o dinheiro "será reembolsado automaticamente dentro de 30 a 45 dias" para o mesmo cartão utilizado no momento da compra.
Aqueles que compraram passagens com destinos internacionais poderão alterar a data de voo sem custo adicional ou tarifa, ou solicitar um "voucher de viagem", a ser utilizado até 31 de dezembro de 2021 em qualquer rota da LATAM.