Irã envia navio com alimentos para Venezuela a fim de inaugurar seu 1° supermercado no país

© AFP 2023 / Atta KenareNavio de carga trafegando próximo ao porto de Sahid Baheshti no Irã (foto de arquivo)
Navio de carga trafegando próximo ao porto de Sahid Baheshti no Irã (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Embaixada iraniana na Venezuela afirmou que o navio carregado com alimentos tem chegada prevista para hoje (21), o que seria "um êxito nas relações entre os dois países", apesar da pressão dos EUA.

Enquanto os EUA aplicam sanções contra a Venezuela e o Irã, a embaixada do país persa anunciou em sua conta no Twitter o envio de um navio de carga com alimentos de seu país para a Venezuela.

Amanhã (domingo 21 de junho) vai chegar o navio Gosland que traz alimentos para inaugurar o primeiro supermercado iraniano na Venezuela. Outro êxito nas relações amistosas e fraternais entre os dois países.

'Nova geopolítica de paz'

Ainda em 9 de junho, a Venezuela recebeu kits de testes da COVID-19 do Irã por via aérea.

Na ocasião, o ministro do Planejamento da Venezuela, Ricardo Menéndez Prieto, afirmou que a ajuda fazia parte "de uma nova geopolítica de paz, contra a visão imperialista que foi imposta ao mundo".

Também entre os meses de maio e junho, pelo menos cinco navios-tanque iranianos com 1,53 milhão de barris de gasolina e outros hidrocarbonetos foram enviados pelo Irã ao país sul-americano, enquanto a Venezuela enfrenta escassez de combustível.

Pressão americana

Por sua vez, os EUA tentaram frustrar o fornecimento de gasolina à Venezuela ameaçando governos, empresas e portos que prestassem serviços aos petroleiros carregando o combustível em direção ao país.

Também durante a última semana, os EUA aplicaram sanções contra duas empresas mexicanas envolvidas na troca de alimentos e água por petróleo da Venezuela.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала