Em votação remota, o substitutivo do senador Weverton (PDT-MA) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020 foi aprovado por 67 votos a 8 no primeiro turno e por 64 votos a 7 no segundo turno.
O texto prevê a realização do primeiro turno das eleições em 15 de novembro e do segundo turno em 29 de novembro. Mas, para passar a valer, precisa ser votado em plenário também na Câmara dos Deputados.
O Plenário aprovou em segundo turno, em sessão remota, proposta de emenda à Constituição (PEC nº 18/2020) que adia as eleições municipais de outubro para novembro (dias 15 e 29). Proposta vai à Câmara dos Deputados. pic.twitter.com/qyznqNcCRu
— Senado Federal (@SenadoFederal) June 23, 2020
Após a votação, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP) agradeceu aos demais senadores pela votação e disse que espera "fazer a promulgação da PEC que regulamenta a mudança do calendário eleitoral ainda nesta semana".
"O Brasil registra mais de 1,1 milhão de casos e mais de 52 mil óbitos. A votação de hoje é um sinal à vida e à democracia brasileira. Agradeço aos senadores que de maneira democrática colocaram os seus pontos de vista e argumentaram sobre a matéria. Aguardaremos pela votação na Câmara dos Deputados", declarou o parlamentar.