Segundo a pesquisa publicada pelo instituto ligado ao jornal Folha de São Paulo, a posição contrária à reabertura se estende por todas as faixas sociais, de renda e regiões do país. No geral, segundo a pesquisa, 76% dos brasileiros afirmam que as escolas devem permanecer fechadas devido à pandemia da COVID-19.
A porcentagem contrasta com a visão sobre a reabertura do comércio. O Datafolha aponta que 52% da população apoia a reabertura dos estabelecimentos comerciais, posição defendida por 21% dos entrevistados no caso das escolas. Por enquanto, nenhum estado decidiu reabrir as escolas mas, há unidades federativas que já estudam a reabertura entre agosto e setembro deste ano.
Entre os segmentos estudados pela pesquisa, a principal diferença de opinião foi encontrada entre os que apoiam e não apoiam o presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Entre os que apoiam, 38% das pessoas afirmam que as escolas devem reabrir. A mesma opinião é compartilhada por 9% dos entrevistados entre os que não apoiam o presidente.
A pesquisa por telefone ouviu 2.016 pessoas de todo o país entre a terça-feira (26) e a quarta-feira (24). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O Brasil é o segundo país do mundo com mais casos e mortes causadas pela COVID-19. Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, são 1.274.974 casos confirmados e 55.961 óbitos em decorrência do novo coronavírus.