Os itens, descobertos no antigo quartel militar Athlone, variam de moedas a balas de mosquete, um dedal, um pente de cabelo, fragmentos de peças de barro e objetos de vidro, assim como botões militares, fivelas de uniformes e interessantes ossos de animais.
Segundo noticia o jornal irlandês Westmeath Examiner, a descoberta foi anunciada pelo ministro das Obras Públicas e Recursos Hídricos, Kevin Moran.
De acordo com o Escritório de Obras Públicas (OPW, na sigla em inglês), as recentes descobertas, encontradas em uma área de calçada e superfície de pátio perfeitamente preservada, oferecem um fascinante vislumbre da vida cotidiana dos primeiros soldados de Athlone durante a fundação do Quartel Aduaneiro, antigo Quartel Victoria, por volta de 1690.
Em comunicado à imprensa, o OPW detalhou que "estes objetos sugerem que os soldados tiveram tempo, longe das tensões das batalhas pelo controle das colônias, para se entregarem à bebida, ao fumo e a esportes de sangue".
De fato, a zooarqueóloga Siobhan Duffy identificou um osso da pata inferior de um frango macho que tinha o esporão característico serrado aproximadamente na metade de seu comprimento.
"Este procedimento teria sido realizado durante a vida da ave, para facilitar a fixação de um esporão artificial para rinhas de galos", explicou Duffy.
Nesta época, rinha de galos era um negócio lucrativo e considerado um esporte digno da elite poderosa.
A descoberta de muitos fragmentos de tubos de barro que datam entre 1640 e 1670, juntamente com fragmentos de vidros finos do século XVII, aponta igualmente para atividades elitistas.
A teoria foi reforçada pela escavação de um pente de osso de dentes finos e de um modelador de cachos de barro, pois muitos soldados durante esta época usavam seus cabelos bem raspados para evitar infestações de piolhos, enquanto oficiais superiores usavam perucas grandes.
Até hoje, nenhuma outra escavação extensiva a ser realizada em um quartel militar na Irlanda tinha produzido uma gama tão ampla e diversificada de artefatos e ecofatos reveladores das atividades sociais e domésticas dos militares.