O dado consta em uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na noite de domingo (28), feita em 23 e 24 de junho, por telefone, com 2.016 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Enquanto oito em cada dez entrevistados falam em ameaça a democracia por conta das fake news, outros 17% não enxergam qualquer risco e 3% não souberam opinar.
Já o fechamento do Congresso Nacional e do STF, evocado em protestos antidemocráticos favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro, são vistos como uma ameaça à democracia para 68% dos entrevistados, ao passo que 29% não veem problemas e 3% não teceram comentários.
Outra ameaça para a democracia brasileira é representada, de acordo com a pesquisa, para 66% quando o tema é o uso das redes sociais para fechar o Legislativo e o Judiciário federal. Já 31% discordam, e 3% não opinaram.
Em outros pontos do levantamento do Datafolha, 54% dos entrevistados acreditam que governo Bolsonaro deveria tomar decisões importantes a partir da opinião dos cidadãos, enquanto 42% creem que as autoridades deveriam ouvir mais os técnicos e especialistas.