A declaração do artista foi feita por meio de seu Twitter.
We must now realize the promise of America by trusting God, unifying our vision and building our future. I am running for president of the United States 🇺🇸! #2020VISION
— ye (@kanyewest) July 5, 2020
Devemos agora realizar a promessa da América confiando em Deus, unindo nossa visão e construindo nosso futuro. Vou concorrer para presidente dos Estados Unidos! #VISÃO2020
West também lançou a hashtag #2020VISION (Visão 2020), o que poderia vir a ser seu slogan de campanha. As ambições do artista foram prontamente encorajadas por Elon Musk, diretor da SpaceX e da Tesla, que disse apoiar totalmente o rapper.
West mencionou intenção de concorrer antes
Essa não é a primeira vez que West diz que deseja ser presidente dos Estados Unidos. Em 2015, durante o MTV Video Music Awards, o artista, que é casado com a socialite Kim Kardashian, afirmou que disputaria as eleições de 2020.
Em 2018, durante encontro com o presidente estadunidense, Donald Trump, na Casa Branca, Kanye mostrou a foto de um pôster que dizia: "Keep America Great #Kanye2024" (Mantenha a América Grande #Kanye2024), utilizando slogan parecido ao do republicano e demonstrando que poderia se candidatar à presidência.
Por mais de uma ocasião, Kanye West expressou apoio a Trump. Em uma entrevista para a revista GQ em janeiro, ele disse que votaria no republicano nas eleições de novembro de 2020.
Em 2019, ele criticou o aborto e as pessoas que deixam a religião de fora de sua vida diária. Em 2018, deu declaração polêmica sugerindo que a escravidão nos EUA seria uma "escolha".
Por outro lado, no final de julho, divulgou o single "Wash us in the blood", que fala sobre racismo e fé e utiliza imagens dos protestos antirracistas que se seguiram à morte de George Floyd.
O adversário democrata de Trump no pleito deverá ser o ex-vice-presidente Joe Biden.