O evento foi liderado pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e decorreu no recinto do Complexo Militar de Forte Tiuna, em Caracas, acompanhado por um desfile militar. Esta teve que ser reduzida devido à propagação do coronavírus no território do país sul-americano.
"Por causa da pandemia fomos obrigados a não fazer o desfile cívico-militar que a nossa Pátria realiza anualmente em 5 de julho para comemorar o seu aniversário", disse Maduro durante a cerimônia.
Grandiosa Parada Militar para celebrar el 209° Aniversario de nuestra Independencia y el Día de la FANB. ¡Feliz Cumpleaños Pueblo de Venezuela! Son 209 años de fundación de la República, de lucha, dignidad y de rompimiento de las cadenas de dominación del imperio español. pic.twitter.com/EvETadECcd
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) July 5, 2020
Grandiosa Parada Militar para celebrar o 209º aniversário da nossa Independência e o Dia da FANB. Feliz aniversário, povo da Venezuela! São 209 anos de fundação da República, de luta, dignidade e de quebra das cadeias de dominação do império espanhol.
Durante o evento, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, ressaltou a importância que a Constituição venezuelana tem atualmente pelo seu caráter "independentista".
A Venezuela proclamou a independência "popular" em 19 de abril de 1810. Um ano mais tarde, em 5 de julho de 1811, essa proclamação foi formalmente consagrada na Lei da Independência da Venezuela.