Os drones deverão se tornar umas das armas mais avançadas no arsenal sérvio, sendo que as aeronaves não tripuladas economicamente eficientes podem realizar missões de reconhecimento tático, aquisição de alvos com precisão, ataque ao solo e patrulhamento, afirmam especialistas militares chineses, avança o portal Global Times.
De acordo com o Ministério da Defesa sérvio, o presidente do país balcânico, Aleksandar Vucic, inspecionou os drones.
O lote fornecido pela China era composto por nove drones militares CH-92A e 18 mísseis ar-terra FT-8C. Segundo informações, espera-se que a Sérvia compre mais 15 drones em futuras aquisições.
Os veículos aéreos não tripulados foram desenvolvidos pela Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC, na sigla em inglês). Os CH-92A têm um raio de ação de mais de 250 quilômetros, atingem um teto máximo de 5.000 metros e uma velocidade máxima de 200 km/h. Além disso, os drones podem ser armados com dois mísseis, incluindo o FT-8C, capaz de atingir alvos a 9 km de distância.
Segundo especialista militar de Pequim Wei Dongxu, os referidos drones são a melhor opção para a Sérvia devido a sua elevada eficiência econômica.