Nesta terça-feira (7), o Ministério da Defesa do Japão apresentou o projeto do programa de desenvolvimento do caça para um grupo de legisladores, comunicando que a produção em larga escala deve começar em 2031, informa o portal Defense News.
O ministério acrescentou que o primeiro contrato para o programa será selecionado no começo de 2021, ainda que isto possa ocorrer antes, em outubro deste ano. Isto permitiria que a fuselagem e o motor sejam projetados antes do fim do ano fiscal japonês, que termina em 31 de março de 2021.
O próximo passo seria a produção do primeiro protótipo, que deve ser entregue no começo de 2024, enquanto os primeiros voos de teste devem ocorrer em 2028.
O novo caça deve substituir aproximadamente 90 aeronaves F-2 da Mitsubishi Heavy Industries, que devem ser progressivamente aposentadas ao longo da década de 2030. Anteriormente, o Japão anunciou que o novo caça será compatível com os padrões das Forças Armadas dos Estados Unidos.
O Japão tem pesquisado e desenvolvido a tecnologia para caças ao longo da última década, incluindo modelos e materiais furtivos e outras tecnologias do setor. Apesar destes esforços, o país ainda é o maior comprador de caças F-35 da norte-americana Lockheed Martin.