A Força Aérea de Israel (IAF, na sigla em inglês) inaugurou um novo esquadrão que unirá todas as forças especiais em um mesmo comando.
Em um comunicado de imprensa divulgado neste domingo (12), as FDI afirmaram que o novo esquadrão "foi formado como parte de um processo de fortalecimento, assim como de racionalização e melhora da prontidão operacional das unidades [da IAF] [...] para responder às ameaças em mutação e crescimento em várias arenas".
O novo esquadrão vai incluir a unidade de comandos de elite da IAF Shaldag, assim como a equipe de busca e resgate Unidade 669 e a Unidade de Aterrissagem Frontal.
Ao se pronunciar na cerimônia de inauguração, o chefe da IAF, Amikam Norkin, salientou por sua parte que a nova ala vai tornar as forças especiais do ramo "mais eficientes em batalha, mais influentes em nossa superioridade aérea e mais participativas de todos os processos e cenários que ocorrem na Força Aérea".
"Agora, estamos nos movendo para uma nova era na história da Ala de Forças Especiais Aéreas – estamos adiante de nossos predecessores, que foram corajosos e tomaram ações – e agora estamos liderando o caminho", acrescentou Norkin.
Interessantemente, se espera que a unidade esteja sob o comando de um oficial que será somente identificado por seu posto e pela letra inicial de seu nome em hebraico, no caso, coronel "Ayin".
A inauguração da nova ala ocorreu logo após relatos de que o novo esquadrão pode ser parte da campanha "guerra entre guerras" contra o Irã devido à escalada de tensões entre os países.
Israel tem repetidamente acusado o Irã de apoiar grupos terroristas, assim como de alimentar conflitos em países como a Síria, o que representaria uma ameaça à segurança do Estado.