A Petrobras informou nesta segunda-feira (13) ter alcançado em junho de 2020 o recorde de produção de diesel de baixo teor de enxofre (S-10), totalizando uma produção de 1,6 milhão de metros cúbicos do produto, ou 10,3 milhões de barris.
"Iniciada em janeiro de 2013, a produção do diesel S-10 vem crescendo nos últimos anos atendendo à maior demanda do mercado nacional. Esse movimento acompanha a evolução dos motores de veículos pesados e utilitários movidos a diesel, responsáveis pela maior parte da circulação de mercadorias no território nacional", informou a estatal em seu comunicado.
A Petrobras revelou que, atualmente no Brasil existem dois tipos de diesel rodoviário: o diesel S-500 e o diesel S-10. Além da diferença no teor de enxofre, os produtos têm características específicas, como a diferença no número de cetano, índice que mede a qualidade de ignição, ou seja, quanto maior melhor. No diesel S-10, o índice chega a 48, enquanto que no S-500 é de 42.
A capacidade atual de produção de diesel S-10 do parque de refino da Petrobras é de 139,4 mil m3/dia e ocorre através de unidades de hidrotratamento.
A empresa destacou que estas unidades são de alta tecnologia e promovem a redução do teor de enxofre e melhoria do desempenho do produto com impactos positivos na redução de contaminantes para o meio ambiente. Dessa forma, o uso de diesel S-10 permite redução das emissões de compostos de enxofre e melhoria da qualidade da ignição.