Denominado Trierarchuncus prairiensis, o dinossauro recém-descoberto pertence à família Alvarezsauridae, que engloba dinossauros que se alimentavam de insetos.
Representantes desta família eram geralmente de tamanho pequeno, de um a três metros de comprimento. Além do mais, tinham patas dianteiras excepcionalmente curtas com enormes garras hipertrofiadas, patas traseiras bastante compridas, um longo focinho repleto de pequenos dentes e o corpo coberto de penas primitivas.
NEW DINOSAUR: Please welcome the new #dinosaur Trierarchuncus prairiensis which means "captain hook of the prairie". This crazy-looking hook-handed dinosaur was the last member if the #alvarezsaurid family, and would have roamed North Dakota and Montana in the late #Cretaceous. pic.twitter.com/uDYRsg1Xpg
— Dickinson Museum Center (@D_MuseumCenter) July 11, 2020
Novo dinossauro: deem boas-vindas ao novo dinossauro Trierarchuncus prairiensis que significa "capitão gancho da pradaria". Este dinossauro de aparência insana foi o último membro da família Alvarezsauridae e viveu nos estados de Dakota do Norte e Montana no final do Cretáceo.
Estas criaturas viviam principalmente na América do Sul e na Ásia, sendo menos conhecidas na América do Norte. Trierarchuncus prairiensis é a espécie mais nova da família Alvarezsauridae, tendo sido um dos últimos dinossauros a serem extintos durante a Extinção do Cretácio-Paleogeno, escreve portal Sci-News.
Na formação geológica Hell Creek em Montana, foi descoberta uma garra que é a peça mais completa da referida família, expondo que as suas garras eram mais curvadas do que inicialmente considerado.
Estas garras em forma de gancho seriam importantíssimas para cavar ou quebrar madeira podre em busca de insetos.