As Filipinas expressaram um forte apoio ao recente posicionamento expresso pelos Estados Unidos em relação às reivindicações territoriais no mar do Sul da China, afirmou o Departamento de Defesa Nacional filipino em comunicado na terça-feira (14).
"Concordamos firmemente com o posicionamento da comunidade internacional de que deve haver uma ordem baseada em regras no mar do Sul da China", segundo a declaração filipina em resposta ao posicionamento dos EUA sobre as reivindicações marítimas no mar do Sul da China.
A declaração também instou a China a cumprir com a decisão do Tribunal Permanente de Arbitragem, que apoiou as Filipinas em sua reivindicação territorial no mar.
De acordo com a declaração, as Filipinas planejam pressionar para a finalização de um Código de Conduta substantivo no mar do Sul da China a fim de resolver disputas e evitar a escalada de tensões na região.
Anteriormente, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, emitiu uma dura declaração na segunda-feira (13), chamando de "completamente ilegais" as reivindicações da China na região.
A embaixada chinesa em Washington respondeu em uma declaração dizendo que a China "se opôs firmemente" à última declaração de Pompeo.