Em um comunicado de imprensa, as autoridades informaram que este foi o primeiro caso da doença infecciosa relatado no condado de Jefferson. No entanto, elas garantem que a probabilidade de transmissão da peste aos seres humanos é "extremamente baixa".
Ainda assim, elas pedem às pessoas que tomem cuidado, pois os animais de estimação podem contrair a doença, que pode se espalhar principalmente por picadas de pulgas infectadas.
Peste bubônica faz 1ª vítima mortal durante temor de novo surto da doença na Mongóliahttps://t.co/6qTEYoHwZZ
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) July 14, 2020
As autoridades de saúde emitiram um comunicado aconselhando os habitantes locais a evitarem alimentar animais selvagens, a examinarem seus animais de estimação caso fiquem doentes e a estarem atentos às lixeiras para evitar atrair animais selvagens.
Os sintomas da peste bubônica são febre alta, calafrios, dor de cabeça, náuseas e dor extrema e inchaço dos gânglios linfáticos. Esses sintomas ocorrem entre dois e sete dias após a exposição.
Recentemente, foram relatados ao menos três casos de peste bubônica em humanos na Mongólia e na China. Os especialistas minimizam o perigo de um novo surto, afirmando que a infecção pode ser rapidamente contida.