Uma aeronave de reconhecimento E-8C da Força Aérea dos EUA foi vista nesta sexta-feira (17) perto da costa sul da China pela terceira vez em uma semana, escreve South China Morning Post se referindo ao SCSPI, um think tank da Universidade de Pequim que monitora o desenvolvimento da situação em torno do mar do Sul da China.
O SCSPI informou que o avião espião estava conduzindo uma missão de reconhecimento a 133 km da costa da província chinesa de Guangdong. Especialistas opinam que o E-8C poderia estar monitorando uma possível implantação de tropas chinesas e suas deslocações ao longo da costa perante as crescentes tensões na zona.
USAF E-8C once again approaches #Guangdong as close as 72NM off the baseline, reconnoitering back and forth, July 17.
— SCS Probing Initiative (@SCS_PI) July 17, 2020
E-8C is a rare visitor of the #SouthChinaSea, which just marked its third presence of this week. pic.twitter.com/o2DOF4ZSsp
[Avião] E-8C da Força Aérea dos EUA se aproxima mais uma vez da província de Guangdong a uma distância de 72 milhas náuticas [133 km] da linha de costa em missão de reconhecimento em ambos os sentidos em 17 de julho. E-8C é um visitante raro no mar do Sul da China, marcando sua presença pela terceira vez nesta semana.
Além disso, os analistas acrescentaram que também foi detectado mais um avião dos EUA – um E-3 Sentry, equipado com Sistema Aéreo de Alerta e Controle (AWACS, na sigla em inglês) e capaz de realizar tarefas de vigilância, controle e comunicação a todo o tempo.
Estas detecções surgem no momento em que a Marinha dos EUA voltou a executar exercícios militares com dois de seus porta-aviões, USS Nimitz e USS Ronald Reagan, no mar do Sul da China.