Chefe do Pentágono afirma que EUA superam seus adversários na tríade nuclear

© AP Photo / Laboratório Nacional de Los AlamosNuvem em forma de cogumelo que surgiu após os testes da arma Ivy Mike sobre o Pacífico, 1º de novembro de 1952 (imagem de arquivo)
Nuvem em forma de cogumelo que surgiu após os testes da arma Ivy Mike sobre o Pacífico, 1º de novembro de 1952 (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em 16 de julho de 1945, há 75 anos, foi conduzido pela primeira vez na história um teste nuclear de explosão de bomba de plutônio em um campo de testes próximo a Alamagordo, no estado norte-americano do Novo México.

O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, afirmou na sexta-feira (17) que os EUA conseguiram "manter uma tríade nuclear altamente capaz de deter conflitos e impedir guerra".

Durante uma reunião virtual do Pentágono, o secretário de Defesa, Mark Esper, acrescentou que a tríade nuclear norte-americana é "mais capaz" do que a dos "adversários e concorrentes [dos EUA]".

​Físico Norris Bradbury (à esquerda) com a bomba atômica Gadget, 15 de julho de 1945.

O chefe do Pentágono prometeu que Washington "continuará mantendo a superioridade nos próximos anos", modernizando ainda mais os bombardeiros estratégicos, mísseis balísticos intercontinentais e submarinos nucleares dos Estados Unidos.

​Preparando a bomba atômica Gadget para a Operação Trinity, 15 de julho de 1945.

As declarações do secretário de Defesa dos EUA surgem dois dias depois da data que marca os 75 anos do primeiro teste nuclear da história, que foi realizado no deserto Jornada del Muerto, no estado do Novo México, com uma potência equivalente a 20 quilotons.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала