- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Greta recebe prêmio milionário e doa parte do dinheiro para o SOS Amazônia

© AP Photo / Paul WhiteAtivista sueca Greta Thunber em conferência do clima da ONU em Madri, Espanha
Ativista sueca Greta Thunber em conferência do clima da ONU em Madri, Espanha - Sputnik Brasil
Nos siga no
Nesta segunda-feira (20), a ativista Greta Thunberg foi laureada como vencedora do Prêmio Gulbenkian para a Humanidade, e anunciou a doação de parte do prêmio para a campanha SOS Amazônia.

A premiação garantiu à ativista a soma de um milhão de euros (cerca de R$ 6,17 milhões). Através de redes sociais, a ativista informou que o montante será destinado à Fundação Thunberg e então doado para projetos ecológicos mundo afora.

Estou extremamente honrada em receber o Prêmio Gulbenkian para a Humanidade. Nós estamos em uma emergência climática, e minha fundação doará o mais rápido possível todo o dinheiro do prêmio de um milhão de euros.

A ativista acrescentou que a primeira doação, de 100 mil euros (cerca de 617 mil reais), será para a SOS Amazônia, uma campanha da organização Fridays for Future Brazil, que tem se dedicado a combater a COVID-19 na região amazônica.

© Sputnik / Caroline RibeiroGreta Thunberg discursa para apoiadores ao chegar em Lisboa após 21 dias a bordo de um veleiro
Greta recebe prêmio milionário e doa parte do dinheiro para o SOS Amazônia - Sputnik Brasil
Greta Thunberg discursa para apoiadores ao chegar em Lisboa após 21 dias a bordo de um veleiro

Outro projeto que deve receber uma doação idêntica em valor será o Stop Ecocide, fundação que promove a ideia de tornar o ecocídio em crime internacional.

Greta Thunberg tornou-se famosa por promover um movimento mundial de estudantes contra o aquecimento global e suas consequências. O movimento criou a ideia de paralisações estudantis às sextas-feiras para dar atenção à questão ambiental no mundo inteiro.

Em 2019, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro chegou a chamá-la de "pirralha" ao criticar a relevância dada à ativista pela imprensa.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала