Uma rocha encontrada em propriedade privada na Alemanha revelou ser o maior meteorito já caído naquele país, informa a emissora DW.
O corpo celeste estava há anos em um jardim na cidade de Blaubeuren, no sudoeste da Alemanha, antes que os pesquisadores entendessem o que realmente era.
"O achado tem uma massa de 30,26 quilos, o que o torna o maior meteorito já encontrado na Alemanha", garantiu o especialista em corpos celestes Dieter Heinlein, do Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla em alemão). O meteorito recém-descoberto foi apelidado de Blaubeuren, em homenagem à cidade em que foi encontrado, e possui 28 metros de comprimento, 25 metros de largura e 20 metros de altura.
A rocha foi descoberta pela primeira vez em 1989 em um jardim privado. O proprietário do jardim notou o alto teor de ferro e incrível peso, mas desde então simplesmente deixou o objeto espacial no jardim.
"Até mesmo um profissional teria tido dificuldade em adivinhar que era um meteorito", afirmou o Centro Aeroespacial Alemão.
Em 2015, o proprietário da casa quase se livrou do objeto, mas mudou de ideia no último momento. Ele o manteve em um armário em seu porão por mais alguns anos antes de entrar em contato com o centro alemão em janeiro deste ano.
A confirmação de que era na verdade um meteorito veio após três testes diferentes em laboratórios, e os cientistas estão agora trabalhando para descobrir quando o corpo celeste caiu na Terra.
Até agora, um meteorito apelidado de Benthullen levava o título de maior já encontrado na Alemanha, pesando 17,25 quilos.