O Ministério das Relações Exteriores da China confirmou o desenvolvimento, afirmando que Washington havia "abruptamente" instado Pequim a fechar seu consulado no Texas no dia 21 de julho.
A China, por sua vez, condenou a decisão e exige que os EUA revoguem a medida, sugerindo medidas de retaliação em resposta, segundo o Global Times.
Atualmente, Pequim possui cinco consulados-gerais nos EUA: em Nova York, Chicago, São Francisco e Los Angeles, bem como a Embaixada chinesa em Washington.
De acordo com a emissora KPRC 2, as autoridades de Houston teriam sido notificadas sobre um incêndio que foi avistado no pátio do consulado chinês na noite desta terça-feira (21).
This video shared with us by a viewer who lives next to the Consulate General of China in #Houston shows fire and activity in the courtyard of the building.
— KPRC2Tulsi (@KPRC2Tulsi) July 22, 2020
DETAILS SO FAR: https://t.co/2cOeKoap96 pic.twitter.com/0myxe6HIlC
Este vídeo, compartilhado por um espectador que mora próximo do Consulado-Geral da China em Houston, mostra fogo e atividade no pátio do prédio.
Comentando informações sobre suposta queima de documentos no pátio da representação, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que o consulado em Houston estava operando "normalmente".
A relação entre os dois países piorou durante a pandemia de COVID-19, já que o presidente norte-americano Donald Trump culpou repetidamente o país asiático pela disseminação do vírus. Altos funcionários norte-americanos disseram anteriormente estar pensando em alguma forma de "punir" a China.