A segunda parte do projeto já está em sua fase de finalização, informou o serviço de imprensa da associação científica e industrial russa Androidnaya Tekhnika.
A criação do robô Market é composta por três etapas. No final do projeto serão apresentados cinco veículos, três dos quais em plataforma de esteiras, semelhante à de um tanque, e outros dois sobre rodas.
A quinta plataforma, planejada para ser desenvolvida em um ano, integrará os melhores conhecimentos e experiência nesta área.
O equipamento instalado no Marker destaca-se por sua eliminação seletiva de alvos e disparos de alta precisão, ou seja, o armamento terá capacidade de destruir somente os alvos selecionados, reduzindo desta forma o perigo para militares e população civil.
Atualmente o Marker pode ser controlado a uma distância de dois a cinco quilômetros, no entanto, os desenvolvedores querem "ensinar" o robô a realizar tarefas a centenas e milhares de quilômetros do operador.
A plataforma robotizada experimental Marker foi revelada publicamente pela primeira vez em outubro de 2019, em um campo de testes para conjuntos e sistemas robóticos em Magnitogorsk.