O gesto de Pequim foi uma resposta à ordem do governo dos Estados Unidos para que o consulado chinês em Houston fosse fechado.
Mais cedo, a bandeira norte-americana foi retirada do prédio do consulado em Chengdu. Além disso, placa com emblema dos EUA tinha sido removida do edifício.
Bandeira americana é retirada de consulado dos EUA em Chengdu https://t.co/n13KEgHwxV pic.twitter.com/EfashUfvQs
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) July 27, 2020
Ao longo das últimas horas, caminhões entraram no local e foram retirados sacos de lixo do consulado. Um guindaste também foi visto içando um contêiner. Policiais restringiram o acesso à área em volta do prédio durante a operação.
Segundo a agência AP, o Departamento de Estado norte-americano confirmou a suspensão das operações consulares em Chengdu nesta segunda-feira (27).
"Estamos desapontados com a decisão do Partido Comunista da China e nos esforçaremos para continuar a alcançar as pessoas nessa importante região por meio de nossos outros postos na China", disse o órgão.
Ao determinar o fechamento do consulado chinês em Houston, os EUA acusaram diplomatas da China de espionagem. Pequim nega e diz que os EUA violaram leis internacionais.