Chamado de SARS-CoV-2, o novo coronavírus poderia se esconder nas orelhas humana, concluíram pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, EUA.
Os médicos da instituição investigaram autópsias de três pacientes que tinham testado positivo para COVID-19 e morrido da doença, duas mulheres e um homem idoso. Os cientistas descobriram que o vírus pode instalar-se confortavelmente no ouvido médio e na região do mastóide, o osso oco atrás da orelha que protege o ouvido médio e interno, escreve a revista Newsweek.
O estudo foi publicado na última quinta-feira (23) no jornal JAMA Otolaryngology–Head & Neck Surgery e deverá levar a novas regras a serem implementadas pela comunidade médica. O coautor Dr. Matthew Stewart acredita que, mesmo com o número limitado de amostras, o uso de máscaras ou respiradores purificadores de ar motorizados durante a realização de exames de orelha e cirurgia de orelha deve implementado.
Além disso, a equipe adverte para não lotar as salas de espera das clínicas ou relaxar as regras de distanciamento social dentro desses espaços.