"Navio TCG Kemalreis da unidade da Operação Escudo do Mediterrâneo da Marinha turca conduziu treinamentos marítimos com Grupo de Ataque de Porta-Aviões liderado pelo USS Dwight Eisenhower em 28 de julho de 2020 no Mediterrâneo central e oriental", lê-se em comunicado publicado pelo Ministério da Defesa da Turquia.
Turkish Navy’s Operation Mediterranean Shield unit 🇹🇷TCG KEMALREİS conducted maritime trainings with 🇺🇸EISENHOWER Carrier Strike Group on 28 July 2020 in the Central and Eastern Mediterranean. https://t.co/B8uUCyncKx
— T.C. Millî Savunma Bakanlığı (@tcsavunma) July 29, 2020
No início desta semana, a Marinha da Grécia emitiu um aviso de navegação para a zona em torno da ilha de Kastelorizo com objetivo de conduzir exercícios militares de fogo real que começaram na segunda-feira (27) e devem terminar hoje (30).
As tensões se intensificaram na região com o anúncio da Turquia de que o seu navio de pesquisa sísmica Oruc Reis conduziria uma nova prospecção no Mediterrâneo para continuar atividades de exploração de hidrocarbonetos.
As autoridades turcas ressaltaram que o Oruc Reis e dois navios de apoio vão efetuar operações nas águas ao sul das ilhas gregas de Rodas, Cárpatos e Kastelorizo até 2 de agosto.