Famosas por seu tamanho anormal e ataques violentos, os primeiros relatos indicam que chegaram ao território norte-americano em maio deste ano.
Enquanto cinco "vespas assassinas" foram avistadas nos EUA até o momento, um destes insetos foi capturado por pesquisadores, de acordo com o Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA, na sigla em inglês).
A vespa, com amplitude de asas de 7,6 centímetros, foi capturada pelo WSDA em uma armadilha em 29 de julho em Whatcom County, no estado norte-americano de Washington.
"Isso é encorajador porque significa que as armadilhas funcionam", afirmou o administrador entomologista do departamento. "Porém, também significa que temos trabalho a fazer."
Agora, pesquisadores planejam buscar os ninhos de vespas com câmeras de infravermelho, colocando mais armadilhas de forma que um inseto vivo possa ser capturado. Uma vez que uma vespa seja capturada com vida, o WSDA tentará usá-la para chegar a sua colônia, para que possa ser erradicada.
Washington has trapped its first #AsianGiantHornet. Press conference will be live streamed on TVW at 10 a.m. Link to the press conference is in the news release. https://t.co/NGS7EfKmj3 pic.twitter.com/5ZHmhSde67
— WA St Dept of Agr (@WSDAgov) July 31, 2020
Washington capturou sua primeira vespa asiática gigante. Uma coletiva de imprensa será transmitida pela TVW às 10h00. A conexão para a coletiva de imprensa está na divulgação da notícia.
A chegada desta espécie de vespas aos EUA foi relatada pela primeira vez em maio deste ano. Devido a seu tamanho anormal e veneno capaz de dissolver tecido humano, o bicho infernal foi apelidado de "vespa assassina".
Uma solicitação foi feita aos residentes do estado de Washington para terem atenção às vespas, especialmente entre agosto e setembro, além de relatarem eventuais encontros com o enorme inseto.