"Em resposta ao foguete que foi disparado para Israel de Gaza no início deste noite, nossos caças e aeronaves atingiram instalações terroristas subterrâneas do Hamas em Gaza. Nós responsabilizamos o Hamas por toda a atividade que emana de Gaza", disseram as FDI por meio do Twitter.
In response to the rocket that was fired at #Israel from #Gaza earlier this evening, our fighter jets & aircraft just struck subterranean Hamas terror facilities in Gaza.
— Israel Defense Forces (@IDF) August 2, 2020
We hold Hamas responsible for all activity emanating from Gaza.
Horas antes, as Forças Armadas de Israel informaram que sirenes tinham sido acionadas no sul do país e que um foguete havia sido interceptado pelo Sistema Cúpula de Ferro.
"Famílias no sul de Israel saíram para assistir um filme em um cinema drive-in nesta noite. No meio do caminho, terroristas de Gaza dispararam um foguete contra Israel, forçando as crianças a correrem para abrigos de bombas. O terror não é um filme para essas crianças, é uma realidade traumática", disseram as FDI.
Planos de anexação
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu realizar uma anexação em larga escala de territórios palestinos, medida que consta em plano de paz do presidente estadunidense, Donald Trump, para a região.
No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, as anexações foram adiadas. A intenção de Netanyahu é condenada por membros das Nações Unidas e da União Europeia.
O Hamas afirmou no final de junho que consideraria a anexação de partes da Cisjordânia por Israel uma declaração de guerra contra o povo palestino.
A crise surge no momento em que Netanyahu é alvo de protestos em Israel e se prepara para ser julgado por crimes de corrupção.