A informação foi publicada pelo governador do estado de Guanajuato, Diego Sinhue Rodríguez Vallejo, em uma rede social.
Quiero informarles que esta madrugada en un operativo conjunto entre Fuerzas Estatales y Federales fue detenido el principal líder de un grupo criminal que operaba en la región Laja-Bajío del Estado de Guanajuato. pic.twitter.com/V1HmCQXPrh
— Diego Sinhue Rodríguez Vallejo (@diegosinhue) August 2, 2020
Quero informar a vocês que durante a madrugada em uma operação conjunta entre Forças Estaduais e Federais foi detido o principal líder de um grupo criminoso que operava na região de Laja-Bajío no estado de Guanajuato.
Em um comunicado à imprensa, o governador especificou ainda que o homem detido era José Antonio Yépez Ortíz, conhecido como El Marro - "O Marreta", em português. Durante a operação, cinco pessoas foram detidas e uma empresária sequestrada foi libertada.
O secretário de Segurança e Proteção Civil do México, Alfonso Durazo, confirmou a prisão de El Marro e ressaltou que o homem detido será levado a julgamento em breve. O líder de cartel tinha uma ordem de prisão emitida por acusações de crime organizado e roubo de combustível.
Em abril de 2019, a imprensa reportou que o cartel de Santa Rosa, entre outros grupos criminosos, ameaçou o presidente mexicano López Obrador. Em cartazes fixados em uma ponte na cidade de Celaya, no estado mexicano de Guanajuato, El Marro teria exigido que o presidente parasse de perseguir os roubos de combustível realizados pela máfia local ou então o cartel usaria violência.