Na fase de testes de aceitação, o veículo deverá ser aprovado por especialistas do Instituto Central de Investigação em Engenharia de Maquinaria de Precisão (TSNIITOCHMASH), que concluirão se a arma está pronta para testes preliminares.
O Lotos foi exibido pela primeira vez no ano passado. O projetista-chefe da arma, Veniamin Schastlivtsev, afirmou que o canhão possui diversos parâmetros superiores à versão anterior.
A principal diferença será o seu maior alcance, que atinge 13 quilômetros, bem como a introdução de novas munições para disparos de alta precisão.
"A promissora arma de artilharia autopropulsada de 120 mm Lotos […] está passando por testes de aceitação, durante os quais os especialistas da representação militar da TSNIITOCHMASH darão uma conclusão sobre a prontidão da arma para os testes preliminares", afirmou um fonte do complexo militar-industrial.
A fonte observou que, durante os testes, a mais nova arma autopropulsada percorreu 80 quilômetros e efetuou 14 disparos. Dos 57 pontos dos testes de aceitação, o Lotos precisa realizar os últimos sete.