Os arqueólogos de Biala Gora afirmam ter encontrado o campo de batalha da campanha de Casimiro III, o Grande, na Rutênia Vermelha, que agora é parte do sudeste da Polônia e da Ucrânia.
A equipe de arqueólogos liderada pelo dr. Piotr Kotowicz, do Museu Histórico de Sanok, estava em uma ação contra o aumento na caça ilegal de tesouros em um assentamento fortificado medieval em Biala Gora, escavado pela última vez há 50 anos, segundo o The First News.
Durante a ação, os arqueólogos encontraram mais de 200 pontas de flechas, bem como flechas datadas do século XIV.
"Os resultados da pesquisa superaram nossas expectativas. Durante diversas temporadas, na área ao redor do assentamento fortificado, encontramos mais de 200 pontas de flechas e flechas", afirmou o dr. Kotowicz.
Os motivos que provocaram a batalha são desconhecidos, mas segundo relatos, em 1340, Casimiro III conquistou diversos assentamentos fortificados na área, contando com um exército de 20 mil soldados.
Em 1344, a Rutênia Vermelha foi completamente anexada à Polônia. Nas proximidades do local, a equipe encontrou vestígios de um suposto assentamento industrial do século IX ou X.
De acordo com as recentes descobertas, o assentamento em Biala Gora era pequeno, cercado por uma linha de fortificações e fosso seco, e foi muito danificado durante a batalha.
Além das flechas, os arqueólogos encontraram a primeira moeda árabe da Idade Média, bem como outros artefatos de origens mais antigas.