Duas fontes da área de segurança ouvidas pela agência Reuters disseram que a explosão ocorreu em uma área do porto usada para depósito. Segundo autoridades, há registro de cerca de 4.000 feridos e de pelo menos 78 mortos.
Segundo uma reportagem publicada pela CNN, a explosão teve como fonte um grande incêndio em um armazém de fogos de artifício e atingiu diversos prédios, incluindo o prédio onde o ex-primeiro-ministro Saad Hariri vive.
O chefe da segurança interna do Líbano negou a versão sobre os fogos de artifícios para a agência Al Jazeera e disse que a explosão ocorreu em um local com material de alto potencial explosivo, mas não necessariamente explosivos em si.
De acordo com a rede de TV Al Arabiya, ao menos seis corpos foram encontrados nas proximidades da explosão. Ainda de acordo com a emissora, o secretário-geral do partido Kataeb, Nazar Najarian, morreu em decorrência dos ferimentos causados pelo incidente.
BREAKING ALERT: HUGE EXPLOSION / BLAST REPORTED IN #BEIRUT, #LEBANON pic.twitter.com/R1yqOW4pG5
— Insider Paper (@TheInsiderPaper) August 4, 2020
Urgente: Grande explosão em Beirute
UPDATE VIDEO: Explosion / blast reported near Port area of #Beirut, #Lebanon pic.twitter.com/mOr9onIAhd
— Insider Paper (@TheInsiderPaper) August 4, 2020
Vídeo de atualização: Explosão registrada próximo à área do porto de Beirute
A explosão foi tão forte que janelas de casas e vitrines de lojas foram destruídas a quilômetros de distância do epicentro, segundo alguns registros.
This is horrific.
— هادي نصرالله (@HadiNasrallah) August 4, 2020
The blast was too powerful that every glass front of every shop is destroyed kilometers away! pic.twitter.com/sqj9N1MpoK
Isso é horrível.
A explosão foi tão poderosa que fez com que vitrines de lojas fossem destruídas a quilômetros de distância!
Um vídeo filmado a partir de uma embarcação mostra o local sendo atingido por diversas explosões.
Huge blast in Beirut just now! pic.twitter.com/hId8JhZMKV
— Tobias Schneider (@tobiaschneider) August 4, 2020
Explosão enorme em Beirute agora!
Segundo relatos iniciais, a explosão não é um ato terrorista. O gabinete do primeiro-ministro do Líbano declarou luto oficial no país a partir desta quarta-feira (5).