A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) chegará ao país desmontada e acomodada em um contêiner especial para ser transportada até a unidade da Embraer, em Galvão Peixoto, no interior de São Paulo.
Logo a seguir, a aeronave passará por uma bateria de testes, onde os requisitos do projeto e especificações da FAB serão validados, segundo a revista Asas.
Além disso, a aeronave fará uma demonstração para o público em Brasília, no dia 23 de outubro, dia em que é celebrado o Dia do Aviador.
De acordo com a empresa sueca Saab, o protótipo 39-6001 é o primeiro da família Gripen NG a dispor da nova cabine com tela única panorâmica e sensível ao toque.
A aeronave brasileira conta com um novo sistema de comando de voo (FCS, na sigla em inglês) que dispõe de novas leis de controle e modificações tanto no hardware como no software.
Com isso, os dados obtidos pelo protótipo da FAB serão compartilhados com a Saab e com os aviões suecos, mantendo uma rede de sistemas entre as aeronaves.
O cronograma de entrega do caça para a FAB segue para 2021. O Brasil contará com 36 caças Gripen E/F, que serão designados pela FAB como F-39.
Parte da produção dos caças será na Suécia, enquanto outra parte ocorrerá na planta da Embraer em Galvão Peixoto, interior de São Paulo.