Nascido há mais de 90 anos, Buka foi capturado e posteriormente adotado pela fazenda Koorana Crocodile em 1984, antes de virar uma espécie de celebridade em Queensland, Austrália.
Pesando mais de uma tonelada, o animal vivia antes de sua captura em um canal de irrigação em uma fazenda no norte de Queensland. O local também era frequentado por muitos banhistas, que não sabiam que nadavam no habitat do crocodilo de mais de cinco metros de comprimento.
De acordo com a Koorana Crocodile, Buka, como foi apelidado, era o segundo maior crocodilo vivendo em cativeiro na Austrália, publicou o portal ABC.
Crocodilo 'gentil'
Comentando sobre o caráter do réptil ao portal, John Lever, cuidador de Buka, disse:
"Ele era um companheiro gentil. Ele costumava ir para debaixo d'água e as pessoas [poderiam até] nadar sobre ele, pois ele nunca feriu ninguém."
Explicando a origem do animal, Lever afirmou que o dono da fazenda onde Buka morava antes de ir para o cativeiro o alimentava, mas em algum momento temeu pelas pessoas que nadavam no local e propôs à Koorana Crocodile remover Buka do local.
O animal "icônico" foi fértil até seus últimos anos de vida.
"Ano passado, sua garota botou 56 ovos e todos eles eram férteis, ou seja, ele era um cara velho bem ativo", acrescentou Lever.
No entanto, nos últimos meses Buka começou a apresentar letargia.
Após a morte do animal, a fazenda cativeiro garantiu que sua cabeça e coro ficarão pendurados no teto do restaurante da fazenda em sua homenagem.