Fotos e vídeos publicados nas redes sociais mostram a embarcação sendo rebocada para fora das docas do estaleiro Hudong Zhonghua em Xangai durante a amanhã de quarta-feira (5), antes de começar a navegar de forma autônoma.
Com um deslocamento de até 40.000 toneladas, o Type 075 é similar aos navios de assalto anfíbios da classe Wasp da Marinha norte-americana.
Esta classe de navios possui uma cabine de comando para controle de helicópteros ou aeronaves capazes de executar decolagem vertical, bem como facilidades para lançamento de embarcações anfíbias e fuzileiros navais.
Finally clear images of the first Type 075 leaving port ...
— @Rupprecht_A (@RupprechtDeino) August 5, 2020
(Images via @Jerry_zijie at Weibo) pic.twitter.com/0qtWdVnrVV
Finalmente, imagens claras do primeiro Type 075 deixando o porto.
Li Jie, especialista naval de Pequim, afirmou ao Global Times que, durante a viagem inaugural da embarcação, a tripulação provavelmente testará seus principais sistemas, como propulsão, navegação e comunicação.
O primeiro Type 075 foi lançado ao mar em setembro de 2019. Desde então, permaneceu atracado próximo ao estaleiro enquanto eram realizados trabalhos finais de montagem. Posteriormente, outro navio da mesma classe se juntou a ele e um terceiro está sendo construído.
De acordo com o Global Times, o navio principal provavelmente não será comissionado até 2021 ou 2022.
Além disso, há uma proposta de modificação do Type 075, que será chamado de Type 076, contando com um sistema eletromagnético para lançamento de drones. Entretanto, será necessário que o Exército de Libertação Popular aprove a proposta.