A Sputnik Brasil convida seus leitores a assistir ao filme "Acidente de Caça", baseado na obra do mestre da dramaturgia russo Anton Tchekhov, que será disponibilizado de graça durante este fim de semana.
O filme é uma adaptação do romance "Drama na Okhote" (Drama durante uma caçada, em tradução livre) de Anton Tchekhov e dirigido pelo aclamado diretor soviético Emil Loteanu.
"O [escritor russo] Tchekhov fez duas peças fundamentais para a história do teatro mundial: 'A Gaivota' e o 'Tio Vânia'", explica o crítico de cinema Felipe Boso Brida à Sputnik Brasil. "Já esse filme é baseado no único romance do autor, inicialmente publicado em folhetim."
Um retrato da aristocracia decadente do fim do século XIX, o filme se passa nas florestas da Rússia central, onde a filha de um servo, Olga Skvortsova, é cortejada por três homens de meia-idade, que disputam seu controle e amor.
Sedenta por um romance que a retire da pobreza e da monotonia da vida interiorana, Olga é introduzida em uma complexa trama amorosa envolvendo poder, paixão e assassinato.
Filme "enigmático", no qual "todos os personagens guardam um mistério", nos deixa "vidrados tentando desvendar quem é o autor do crime", relatou Brida.
Segundo ele, Tchekhov foi o precursor da técnica de "fluxo de consciência, que consiste em narrar o pensamento do personagem [...] como se estivéssemos dentro da sua mente".
"Inspirado por Tchekhov, o diretor incorpora essa técnica ao filme", contribuindo para o clima de suspense e mistério que perpassa a película.
O caráter inovador de Tchekhov também se manifesta na trama do filme, que se desenrola a partir do assassinato da cobiçada Olga.
"Temos uma moça simples, empenhada em sair da pobreza, objeto de desejo de três homens, que tentam manipulá-la. É um caso de clássico de feminicídio, sendo relatado há mais de 130 anos", notou o crítico de cinema.
Estar à frente de seu tempo é uma característica do escritor russo Anton Tchekhov. Na peça "Tio Vânia", o personagem Astrov aborda a questão do meio ambiente com seus pares, ainda em 1897.
Apesar de ser baseado em obra literária, "Acidente de Caça" "consegue ter uma identidade própria, graças ao trabalho do diretor e do produtor", disse Brida.
De origem moldava, Loteanu também assina a cinebiografia da bailarina russa Anna Pavlova, que contou com a participação do diretor norte-americano Martin Scorsese, e a adaptação da obra do escritor russo Maxim Gorky "Os Ciganos vão para o Céu".
O também moldavo compositor Eugen Doga compôs uma valsa inesquecível para o "Acidente de Caça", classificada pelo presidente norte-americano Ronald Reagan como "a valsa do século". Em 2014, a composição foi considerada pela UNESCO a quarta obra-prima musical do século XX.
Em "Acidente de Caça", o diretor demonstra notável capacidade técnica: "Em uma das cenas finais, na qual personagens cantam na sala de um palácio em ruínas, a câmera completa dois giros a 360 graus, uma coisa muito difícil de ser feita", disse Brida.
Além disso, "a cópia do filme está em excelentes condições, pois foi recentemente restaurada pelos estúdios Mosfilm", lembrou o crítico de cinema.
O filme "Acidente de Caça" será disponibilizado de graça por 48 horas pela CPC-Filmes, em parceria com a Mosfilm, a partir das 19h00 no horário de Brasília desta sexta-feira, 7 de agosto. Acesse aqui a obra-prima. A Sputnik Brasil deseja a todos uma ótima sessão de cinema.