"Na AAK Progress, da holding Helicópteros da Rússia, foi realizado o primeiro voo do protótipo do mais novo helicóptero Ka-52 [...] produzido tanto por encomenda da Defesa como para exportação", informa o comunicado.
O helicóptero está equipado com um sistema ótico-eletrônico modernizado de maior alcance de detecção e identificação de alvos e um novo mecanismo digital que vai aperfeiçoar a pontaria ao disparar o canhão.
O modernizado Ka-52 também recebeu um novo sistema de radar de antena de matriz faseada ativa e um míssil guiado com alcance elevado.
As pás do rotor estão equipadas com um aquecimento mais potente, permitindo que o helicóptero opere em qualquer temperatura, incluindo nas condições árticas.
Além disso, a aeronave recebeu rodas do trem de pouso com maior capacidade de carga e resistência ao desgaste, além de equipamentos de iluminação LED.
A nova cabine garantirá o cumprimento das modernas exigências ergonômicas, inclusive durante a pilotagem no escuro, com equipamento de visão noturna.
De acordo com o diretor-geral do consórcio Helicópteros da Rússia, Andrei Boginsky, o helicóptero foi modernizado levando em conta a experiência em combate, possibilitando a criação de "um novo aparelho com características aprimoradas e capacidades mais elevadas".
"O armamento de mísseis do Ka-52M é integrado com o armamento [...] do Mi-28NM, permitindo elevar significativamente o alcance de destruição dos alvos", afirmou a assessoria de imprensa citando Boginsky.