- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

IBGE: Amazonas recupera nível de produção industrial pré-pandemia em junho

© Folhapress / Daniel MarencoLinha de montagem de indústria automotiva no Rio de Janeiro
Linha de montagem de indústria automotiva no Rio de Janeiro - Sputnik Brasil
Nos siga no
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (11) mostram que o estado do Amazonas iniciou um processo de recuperação de sua produção industrial.

Segundo os dados do IBGE, a produção industrial cresceu em 14 de 15 locais pesquisados. Apesar disso, o Amazonas é o único estado do país que conseguiu recuperar o nível de produção anterior à pandemia da COVID-19.

No geral, a indústria brasileira teve alta de 8,9% registrada no mês de junho, impulsionada pela produção de carros e caminhões. Somada ao crescimento do mês anterior, a expansão foi de 17,9%. No entanto, o índice ainda está 13,5% abaixo do registrado antes do início da pandemia.

© Folhapress / Eduardo KnappInstalações do Laboratório de Segurança Veicular Volkswagen Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) (foto de arquivo)
IBGE: Amazonas recupera nível de produção industrial pré-pandemia em junho - Sputnik Brasil
Instalações do Laboratório de Segurança Veicular Volkswagen Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) (foto de arquivo)

Entre os estados, os maiores avanços detectados pelo IBGE na produção industrial ocorreram no Amazonas e no Ceará, que cresceram 65,7% e 39,2% respectivamente.

O crescimento no Amazonas foi impulsionado pela venda e motos e de bebidas. A produção industrial no estado cresceu 95,1%, recuperando as perdas do período de pandemia. O IBGE destaca que o estado foi um dos primeiros a reabrir a economia.

Apesar do crescimento mensal, em relação ao ano passado houve queda na produção na maior parte dos estados - 12 de 15, incluindo o Amazonas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала