Uma equipe de arqueólogos levou seis meses para concluir uma escavação que revelou um complexo industrial romano do século III ou século IV, anunciou na segunda-feira (10) o Oxford Archaeology em comunicado.
Localizado onde hoje fica Corby, no condado de Northamptonshire, Reino Unido, o complexo ficava no interior de uma vila romana e oferece uma imagem detalhada de como pessoas viveram e trabalharam durante o fim da ocupação romana na região, uma época de turbulência econômica e social dentro do império.
OA East recently completed the excavation of a Late Romano-British industrial landscape, serving a Roman villa complex, in Corby, Northamptonshire. This incredible site casts new light on villa construction and life in rural Roman Britain: https://t.co/X8TMHl8OnB pic.twitter.com/FIl0hZnZ7C
— Oxford Archaeology (@oatweet) August 10, 2020
A OA [Oxford Archaeology] do Leste concluiu recentemente a escavação de uma paisagem industrial romano-britânica tardia, servindo a um complexo de vilas romanas, em Corby, Northamptonshire. Este local incrível lança uma nova luz sobre a construção de vilas e a vida na Britânia romana rural
Os arqueólogos encontraram dois grandes fornos de azulejos, um forno de cal para produzir argamassa, bem como cinco fornos para cerâmica. Também foram descobertos diversos itens pessoais como fivelas, moedas, joias e outros itens que fornecem aos pesquisadores informações valiosas sobre o cotidiano dos trabalhadores do complexo industrial, campo pouco explorado pela falta de evidências materiais.
Entre os itens mais notáveis estão uma moeda do imperador romano Aleto, bem como um fragmento de azulejo com inscrição parcial do nome do fabricante em argila.
Nigel Wakefield, diretor de desenvolvimento da Urban & Civic, destaca a importância da descoberta. "Sempre soubemos que tínhamos uma rica história romana neste local. O que não sabíamos é o quão fascinante essas novas descobertas são, não apenas em termos dos edifícios que estavam anteriormente aqui, mas também em aprender como eles foram construídos e compreender quais foram os materiais e as habilidades necessárias para construí-los."
Há mais de duas mil vilas romanas no Reino Unido, cerca de 40 delas localizadas em Northamptonshire. No entanto, em geral o foco tende a ser no complexo doméstico e não em áreas industriais, explica o comunicado.