Baseado no porta-helicópteros da classe Dokdo, o LPX-II é maior e foi reconfigurado para abrigar os caças F-35B com capacidade de decolar verticalmente.
Embora a próxima embarcação seja um porta-aviões leve e não um navio de assalto, ela será maior do que as atuais embarcações sul-coreanas como, por exemplo, o porta-helicópteros da classe Dokdo, que conta com um convés de voo plano e um convés abaixo, capaz de desembarcar navios de desembarque para o transporte de fuzileiros navais e veículos.
#SouthKorea has revealed the design for its first true #aircraftcarrier. Dubbed the LPX-II for now, it will be 40,000 tons fully loaded and will prioritize carrying F-35Bs, not amphibious operations. pic.twitter.com/tZAFnh3Cje
— Morgan Artyukhina (@LavenderNRed) August 12, 2020
A Coreia do Sul revelou o projeto de seu primeiro porta-aviões. Por enquanto chamado LPX-II, ele contará com um deslocamento de 40.000 toneladas totalmente carregado e vai priorizar o transporte dos F-35B, não será para operações anfíbias.
O deslocamento do Dokdo totalmente carregado é de aproximadamente 18.800 toneladas, entretanto, o portal Naval News afirma que o LPX-II totalmente carregado ultrapassará as 40.000 toneladas de deslocamento. Além disso, o LPX-II poderá transportar aproximadamente 20 caças F-35B, além de uma grande diversidade de helicópteros, segundo o Naval News.
"O porta-aviões de nível de 30.000 toneladas pode transportar forças militares, equipamentos e materiais, além de poder operar caças capazes de realizarem pouso e decolagem verticais", afirma comunicado do Ministério da Defesa, citado pela CNN.
O contrato do projeto foi concebido à Hyundai Heavy Industries em outubro de 2019, contudo o conceito não deve ser concluído até o final deste ano, e o navio não deve ser comissionado à Marinha sul-coreana até o início de 2030.