Ainda na semana passada, o rio, em cujas margens está construída a instalação nuclear de Yongbyon, registrou uma enchente.
De acordo com publicação do site 38 North, especializado em analisar assuntos sobre a Coreia do Norte, a enchente pode ter sido a pior dos últimos anos, conforme mostram as imagens feitas desde o final de julho até a primeira quinzena de agosto.
Como resultado, o alto nível da água teria atingindo as casas de bombas usadas para o resfriamento dos reatores nucleares do local.
Dessa forma, as condições climáticas locais poderiam causar sérios danos na usina nuclear.
"O mais importante é que a enchente mostrou o quão vulneráveis os sistemas de resfriamento dos reatores nucleares são a eventos climáticos extremos, neste caso, a danos nas bombas de seus sistemas de energia, ou entupimento nas bombas que drenam a água do rio", apontou o site.
Em caso de entupimento ou avaria nos sistemas de bombas, os reatores nucleares teriam que ser desligados.
Enquanto isso, a estação de enriquecimento de urânio da usina nuclear não parece ter sido afetada pela enchente, ao passo que o nível de água pode ter diminuído no último dia 11.
Acredita-se que a usina nuclear de Yongbyon produza elementos necessários para a produção de armas nucleares da Coreia do Norte.
Em março de 2011, a usina nuclear de Fukushima, no Japão, sofreu grandes danos depois que três dos seus seis reatores derreteram em consequência de o local ter sido atingido por um forte tsunami.