Moscou dialogará com todas as partes interessadas para evitar conflito no golfo Pérsico, diz Putin

© Sputnik / Aleksei DruzhininPresidente da Rússia, Vladimir Putin, durante pronunciamento em rede nacional de televisão, 25 de março de 2020
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante pronunciamento em rede nacional de televisão, 25 de março de 2020 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um eventual conflito no golfo Pérsico pode ser evitado se se encarar com a devida atenção e responsabilidade as posições de cada um, se se atuar de forma respeitosa e de forma coletiva, afirmou Putin.

"Em 2019 a Rússia apresentou um conceito renovado de segurança para a área do golfo Pérsico. Nela é descrito um caminho concreto para a resolução efetiva dos diversos problemas na região. Acreditamos que os problemas podem ser ultrapassados se se encarar com a devida atenção e responsabilidade as posições de cada um, se se atuar de forma respeitosa e de forma coletiva", expressou Putin nesta sexta-feira (14), conforme publica o site do Kremlin.

© AP Photo / Blake MidnightNavio da Marinha norte-americana em operação no golfo Pérsico
Moscou dialogará com todas as partes interessadas para evitar conflito no golfo Pérsico, diz Putin - Sputnik Brasil
Navio da Marinha norte-americana em operação no golfo Pérsico

Para o presidente da Federação da Rússia, na região, como em qualquer lugar do planeta, não deve haver espaço para chantagens. Além disso, na visão do mandatário, abordagens unilaterais não ajudam a alcançar a segurança do golfo Pérsico. Portanto, é necessário preservar as experiências positivas anteriores.

"Apelamos aos parceiros para considerarem com atenção nossa proposta. A alternativa será uma escalada de tensão e o aumento do risco de surgimento de um conflito. É necessário evitar este desenvolvimento", argumentou Putin.

Segundo o presidente russo, "a Rússia está aberta a comunicações construtivas com todos os que estão interessados em afastar a situação da linha perigosa".

Putin sugeriu a realização de uma videoconferência dos líderes dos países com assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, com participação da Alemanha e do Irã. O intuito é evitar um agravamento das tensões regionais.

Tensões entre os EUA e o Irã se intensificaram nesta quinta-feira (13) após o Comando Central dos EUA afirmar que forças navais do Irã abordaram e detiveram um navio petroleiro no estreito de Ormuz por aproximadamente cinco horas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала