Para além do novo navio-patrulha, em breve chegarão a Severodvinsk [no norte da Rússia] a corveta Zelyony Dol, do projeto 21631, e a corveta Odintsovo do projeto 22800 chegarão em um futuro próximo para realização de testes", informou o Ministério da Defesa.
O navio-patrulha Vasily Bykov foi construído no estaleiro de Zelenodolsk em 2014, tendo sido lançado ao mar em 2017 e passado a integrar a Frota do mar Negro em dezembro de 2018.
Um dado curioso é que o estaleiro está situado no interior da Rússia, na margem do rio Volga, a 38 quilômetros de Kazan e a mais de 800 quilômetros de Moscou. O navio chegou ao litoral norte do país através do Volga e dos seus canais, construídos em 1931-1933.
O Vasily Bykov dependendo da missão a ser realizada, é dotado de diversos equipamentos, como dispositivos hidroacústicos fixos e rebocados, bem como radares. Estas embarcações foram especialmente desenvolvidas para proteger outros navios em travessias marítimas e defender bases navais, possuindo canhões automáticos de 76 milímetros e mísseis de cruzeiro Kalibr.
Os navios do Projeto 22160 possuem uma estrutura modular, permitindo a rápida instalação das armas necessárias para cada missão de combate.