Dois drones norte-americanos foram flagrados caindo em chamas na terça-feira (18) em circunstâncias desconhecidas na província de Idlib, no noroeste da Síria.
In short, tonight, the #Turkish Soldiers or supported militants from MANPADS shot down an #American (strike) UAV MQ-9.#Americans will not forgive, so we are waiting for the strikes of the Coalition Air Force on Idlib.#Syria pic.twitter.com/mkahU9UmIz
— Sukhoi Su-57 Felon 🇷🇺🇮🇳 (@I30mki) August 18, 2020
Em resumo, nesta noite, os soldados turcos ou militantes com MANPADS (sistema portátil de defesa antiaérea) abateram um drone MQ-9 norte-americano. Os americanos não perdoarão, então esperamos por ataques da Força Aérea da Coalisão em Idlib.
A primeira informação sobre o incidente surgiu ainda na terça-feira (18) após aparecimento de imagens nas redes sociais mostrando as duas aeronaves em chamas caindo no solo.
Os equipamentos foram identificados como os drones de ataque General Atomics MQ-9 Reaper, de fabricação norte-americana.
At least one of the drone that was downed over Idlib Province in Syria could be US MQ-9. pic.twitter.com/tml8MfVRzW
— A#### 🇧🇦 (@aldin_ww) August 18, 2020
Ao menos um dos dois drones abatidos na província de Idlib, na Síria, pode ser um MQ-9 dos EUA.
O portal Military Times confirmou, citando um oficial da Defesa norte-americana, que os drones pertencem aos EUA e que a colisão ocorreu na terça-feira (18) na província de Idlib, embora não tenha informado o modelo exato das aeronaves, bem como o que teria provocado a colisão.
A falta de informação oficial sobre a ocorrência gerou especulações de que as aeronaves foram abatidas pelas forças turcas.