O local abriga a frota de submarinos de mísseis balísticos nucleares, sendo estes a espinha dorsal da sua dissuasão de segundo ataque nuclear, ou seja, da capacidade de um país de responder a um ataque nuclear retaliando o agressor, relata o portal The Drive.
A base naval se encontra no extremo norte do altamente disputado mar do Sul da China. Ao leste encontra-se a saída para o oceano Pacífico e a ilha de Taiwan.
De acordo com o portal, a característica mais curiosa desta instalação é a misteriosa caverna submarina construída no lado de uma montanha que domina o extremo sul da base militar.
De acordo com o autor do artigo, que disse ter visto várias imagens de satélite com barcaças sendo removidas da abertura, ele nunca viu até agora uma imagem de um submarino usando a entrada.
Image shows Chinese submarine entering mysterious cave facility at South China Sea naval base:https://t.co/BG9jUAIKHj
— Tyler Rogoway (@Aviation_Intel) August 19, 2020
Imagem mostra submarino chinês entrando em uma instalação subterrânea misteriosa em base naval no mar do Sul da China.
A imagem de satélite foi tirada pela empresa privada dos EUA Planet Labs e compartilhada nas redes sociais por outras mídias.
Não se sabe ao certo que tipo de submarino é visto na imagem. Segundo o artigo, provavelmente seria um submarino nuclear de ataque Type 093/classe Shang.
Na semana passada, o grupo de ataque do porta-aviões USS Ronald Reagan realizou exercícios no mar do Sul da China, incluindo exercícios de voo e treinamento de defesa antiaérea.
Os exercícios da Marinha dos EUA foram realizados em meio a tensões entre os EUA e a China sobre uma ampla gama de questões.